A Banda Britânica Balance of Power foi formada em 1995, pelo tecladista Ivan Gunn, que juntou-se a alguns músicos da cena de Londres:
O baterista Lionel Hicks, (que também é cineasta e produtor musical), o experiente baixista, Chris Dale, o vocalista Tony Ritchie, e os Guitarristas, Bill Yates, e Paul Curtis.
Em Outubro de 1996, com essa formação, a banda começou a trabalhar em seu primeiro álbum.
Em 25 de Agosto de 1997, é lançado o álbum, "When the World falls Down". A produção ficou à cargo do baterista Lionel Hicks, e do Guitarrista, Paul Curtis.
A capa do álbum foi desenhada pelo artista, Crusoe, e traz o Lincoln Memorial com o sÃmbolo da banda em sua base.
O álbum também foi lançado no Japão pela gravadora Pony Kanyon.
Logo após o seu lançamento, o guitarrista Paul Curtis decide aposentar-se de sua carreira musical. E para preencher sua vaga, é trazido o guitarrista Pete Southern, que era amigo de infância do vocalista Tony Ritchie, e do baterista Lionel Hicks.
E seu estilo de tocar foi o ajuste perfeito que a banda precisava.
Com o direcionamento que veio com a adição do novo guitarrista, a gravadora Japonesa Pony Kanyon começou a pressionar a banda quanto ao vocal de Tony Ritchie, dizendo que eles precisavam de um vocalista com mais alcance, para se ajustar às novas músicas.
Esse foi um duro golpe para a banda. E depois de muita discussão, eles chegaram a conclusão de que Tony Ritchie continuaria na banda. porém, não como vocalista, mas sim, como letrista.
A banda realizou cerca de 50 audições de vocalistas do reino unido, mas não tiveram sucesso em encontrar o vocalista certo.
Nessa época, Ivan Gunn estava em constante contato de negócios com o experiente vocalista americano, Lance King, que já havia trabalhado com as bandas: Gemini e The Kings Machine.
Gunn solicita ao lence que lhe sugerice alguns vocalistas para a banda, e este, lhe indicou diversos nomes. Mas na verdade, Ivan Gunn estava interessado no próprio Lance King.
Lence lhe enviou algumas fitas demos, e já na primeira audição, não houve mais dúvidas, era o vocalista perfeito.
O segundo álbum, Book of secrets, foi lançado em 1998. Este é um álbum conceitual, inspirado no livro, The Bible Code, de Michael Drosnin.
A produção ficou à cargo mais uma vez do baterista Lionel Hicks, e as músicas gravadas no POD Studios, de Londres.
Nesse álbum, o Lance King também contribuiu com a mixagem, junto com o Hicks, no Logic Studios em Mineápolis, EUA.
o disco teve grande aceitação na Europa e no Japão, sendo muito executado nas rádios japonesas.
Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, chegou a fazer diversos elogios ao álbum.
O Terceiro lançamento foi o álbum, Ten More Tales, de 1999.
As Letras do álbum foram escritas por Pete Southern, e Tony Ritchie, que continuava cumprindo seu papel como letrista da banda.
A instrumentação está perfeita, a produção, impecável, e as músicas são tão cativantes e bem escritas, que é difÃcil não curtir pelo menos uma música desse álbum.
Contudo, ele marca a saÃda do fundador da banda, Ivan Gunn, que estava cada vez mais envolvido com os trabalhos de sua gravadora, Anthem. Seu envolvimento com a sua gravadora foi tanto, que ele não contribuiu em nada com este álbum.
Em um acordo amigável, Ivan Gunn deixa a banda para se dedicar totalmente ao projeto com a sua gravadora.
Esse álbum também marca a entrada da banda para a gravadora Massacre Records, que distribuiria o álbum para toda Europa, e com a Nightmare Records para a distribuição nos EUA.
Para preencher a vaga deixada por Ivan Gunn, a banda convida o tecladista Leon Lawson.
A turnê de divulgação do álbum, TEn More Tales, foi monstruosa. Nos primeiros 21 dias da turnê, eles já tinham tocado em 19 shows. Com isso, eles conseguiram acabar com os rumores de que eram apenas uma banda de estúdio.
Entretanto, pouco tempo antes da turnê começar, o baixista Chris Dale, deixa a banda. Então, o ex-vocalista e principal letrista, Tony Ritchie, assume o baixo.
A turnê foi um sucesso total, sendo considerada como a turnê de Heavy Metal mais bem sucedida dos últimos 3 anos na Alemanha, com todos os shows com lotação esgotada.
O próximo álbum, Perfect Balance, foi gravado novamente no POD studios, de londres, e Mixado no Oarfin Studios de Mineápolis, EUA. Este álbum foi lançado em 2001.
Chris Beck, da Revista Heaven's Metal, disse que esse álbum era inegavelmente superior a todos os outros.
O disign artÃstico da capa do disco, um dos melhores até então, foi feito pelo vocalista Lance King, e pelo artista Will Putnam.
todas as letras foram escritas pelo trio King, Ritchie e Southern.
A Turnê de lançameno do álbum Perfect Balance, iniciou-se em Novemdro de 2001, no festival, Prog Power Two, em Atlanta, EUA. Eles abriram o festival com duas apresentações ao lado das famosas bandas de Progressive Metal:
Ark,Evergrey,Kamelot e Symphony X.
Em 2003, outro forte golpe os abalaria. Depois de alguns desentendimentos, Lance King decide deixar a banda.
Em uma entrevista à revista Heaven's Metal, Lance King disse que os motivos de sua saÃda foi em parte musical, e em parte pessoal. Mas em outra intrevista, o guitarrista Pete Southern disse que sua saÃda se deu totalmente por motivos pessoais. E atribuiu todo o desentendimento que levou à sua saÃda, ao lado comercial de seu relacionamento pessoal com a banda.
em 5 anos, essa foi a primeira vez que a banda encontrava-se sem um vocalista.
Mesmo assim, eles entram em estúdio para as gravações do álbum, Heathen Machine. Ainda que nenhum substituto para o Lance King tenha sido encontrado.
Depois de algumas audições frustradas, Tony Ritchie e Lionel Hicks, ouviram dizer que o vocalista da banda Biomechanical, John K, estava interessado na vaga.
Depois da primeira audição, todos concordaram que ele seria o substituto à altura.
O álbum, Heathen Machine, foi lançado em 22 de setembro de 2003, e mais uma vez a produção foi do baterista Lionel Hicks. As gravações foram também no POD studio.
Heathen Machine, foi o álbum mais vendido da banda até hoje, recebendo diversas crÃticas positivas dos expecialistas, e foi premiado por diversas revistas expecializadas em Heavy Metal, como o álbum do mês.
A quÃmica estava de volta a banda. E o ponto alto da turnê de lançamento do álbum foram os shows na Alemanha, Londres e a apresentação que fizeram no festival Bloodstock Four, em Derby, no reino unido.
Contudo, após a turnê, o vocalista John k, decide dedicar-se 100% à sua antiga banda, Biomechanical. Ele alegou que não estava se sentindo bem não dando 100% dos seus esforços para sua banda.
Contudo, Sua saÃda deu-se de forma pacÃfica, e a balance of power decidiu seguir com outros projetos.
Em 2005, a banda ainda lança um Box Set, contendo um DVD, com partes dos shows na Alemanha, EUA e Reino Unido. contendo também filmagens de bastidores e ensaios para a turnê. No Box, ainda há um Cd contendo músicas ao vivo, e outro contendo uma compilação de músicas remasterizadas dos cinco primeiros álbuns da Balance of Power.
Ainda em 2005, a banda fez uma turnê ao lado das bandas Pink Cream,e Axxis.
O vocalista convidado foi, Rogue Marechal, da banda Shadowkeep.
Em 6 de agosto de 2005, eles se apresentaram no importante festival, Rock the Nations, de Istambul.
Em 20 de Julho de 2006, a banda anuncia seu novo vocalista, o experiente Corey Brown, que foi integrante das bandas:
Magnitude 9,Section 16 e Pysycho Drama.
Seu primeiro show com a Balance of Power foi no Festival Firefest II.
Depois desse perÃodo, a banda começou a trabalhar no seu sexto álbum, que seria intitulado, Whispers in the Hurricane, com lançamento previsto ainda para meados de 2006. Contudo, esse álbum nunca foi lançado e os membros da banda se envolveram em outros projetos.
Em Abril de 2007, a banda reuniu-se para uma apresentação no Elements of Rock, na SuÃça, com Rogue Marechal nos vocais. Depois, a banda entrou em um novo hiato que perdura até os dias de hoje.
Membros:
Lionel Hicks - bateria, (de 1995 até a presente data.),
Tony Ritchie - vocalista / baixista
Pete Southern - guitarras e backing vocals
Rogue Marechal - vocalista convidado
Corey Brown - vocais
DISCOGRAFIA:
1997:
When the World Falls Down
1998:
Book of Secrets
1999:
Ten More Tales
2001:
Perfect Balance
2003:
Heathen Machine
2005:
Heathenology, (coletânea)
Muito obrigado o/
ResponderExcluirOlá, Graça e paz. Agradecemos a sua participação e em breve responderemos!
Pastor Ricardo Castro
Gospel Download Free