A Barratt Band foi formada em 1980 por Norman Barratt, um guitarrista muito reverenciado na inglaterra, que tocnou na celebrada banda Gravy Train. Depois que recebeu Jesus como seu Salvador, passou a tocar com a banda The Mighty Flyers. Mas ficou mais conhecido por tocar na Alwyn Wall Band em 1976.
Em seus estágios iniciais, a Barratt Band era composta por Barratt (guitarra, voz), Dave Morris (teclados), Tim Hatwell (baixo) e Russ Caldwell (Bateria). A banda gravou seu primeiro álbum Playing in the City em 1981 no Chapel Lane Studios nos arredores de Hereford. A banda foi uma das primeiras bandas totalmente profissionais de rock cristão no Reino Unido, tendo todos os membros tendo trabalhado como músicos profissionais no rock e pop mainstream.
A banda assinou contrato com o incipiente selo Chapel Lane, que acabara de ser fundado por Rob Andrews, proprietário dos Chapel Lane Studios. Esta foi uma tentativa ousada de produzir gravações de Rock Cristão que combinassem com os padrões seculares profissionais e também elevassem o perfil do rock cristão.
A banda viajou com o álbum extensivamente pelo Reino Unido, Europa e Escandinávia em grandes turnês de apoio a Larry Norman. Barratt Band participou do álbum ao vivo de Larry Norman em 1981, Friends on Tour, junto com Alwyn Wall. Eles embarcaram em turnês menores em clubes. O destaque foi o Festival Greenbelt de 1982, realizado em Knebworth, onde eles foram a atração principal na noite de encerramento.
Larry Tomaso substituiu Tim Hatwell no baixo em 1982 e a banda apareceu em várias turnês e álbuns apoiando alguns dos maiores artistas CR da época dos EUA e do Reino Unido, incluindo Larry Norman, Steve Camp, Phil Keaggy, Jesse Dixon e Sheila Walsh.
A banda lançou um segundo álbum em 1983 chamado Voice com Dave Engel na bateria.
Em 1984 Norman Grava o álbum de Adoração Rock for all Ages com Dave Morris, telcadista da Barratt Band.
As pesadas turnês e horários de trabalho cobraram seu preço, resultando em um dos membros da banda desmaiando de exaustão durante a turnê na Escandinávia no final de 1986.
Embora a banda nunca tenha se separado oficialmente, ela nunca fez turnê ou gravou novamente.
Depois desse perÃodo, Norman se dedicou ao ministério de louvor da igreja que frequentava. Mas também fez participações nos álbuns de Paul Young e Andy Prat e também produziu o álbum homônimo da banda Creed da Alemanha.
Em 1988 Norman Barrat Grava o álbum Barrat, Como um disco solo. Esse álbum foi produzido por Produzido por Norman Barratt , Steve Boyce-Buckley e Trevor Taylor (vocal em "Now I Know") e foi gravado no Square 1 Studios na inglaterra.
Mas, o Norman Barratt vinha enfrentando sérios problemas de catarata nos dois olhos e após a gravação de seu álbum solo, foi forçado a diminuir seu rÃtmo de trabalho.
Barratt alega que nesse perÃodo recebeu uma profecia de que Deus queria que ele fundasse uma gravadora. Foi então que surgiu a Daval Music Limited.
Ele então produziu gravações da banda Alwyn Wall, o álbum Jessy Dixon Roots Blues, e ajudou a desenvolver novos artistas cristãos, como Sally Williamson e Jan Wall. Ele escreveu e gravou um álbum de reunião da banda Gravy Train no 35º aniversário e gravou canções para os novos álbuns da Barratt Band e Alwyn Wall Band.
Infelizmente Norman Barratt nos deixou em 2011 aos 61 anos em decorrência de graves problemas pós-operatórios.
DISCOGRAFIA
1981 - Playing in the City
1981 - Friends on Tour (com Larry Norman)
1983 - Voice
1984 - Rock For All Ages (Com Dave Morris)
1988 - Barratt
Olá, Graça e paz. Agradecemos a sua participação e em breve responderemos!
Pastor Ricardo Castro
Gospel Download Free