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KERRY LIVGREN (ROCK PROGRESSIVO)




Livgren foi criado em Topeka, Kansas por seu pai, Allen Leroy, um engenheiro industrial, e sua mãe, Betty (nee McElhiney). Ele foi atraído para a música ainda muito jovem. Seus primeiros interesses musicais tinham influências da música clássia e e jazz. Sua odisséia musical começou com uma guitarra elétrica que ele construiu usando um violão Stella barato, um amplificador Sears e um microfone Astatic de baixa qualidade. Junto com o aprendizado da guitarra, Livgren também esforçou-se em aprender a escrever canções devido ao seu desejo de expressar sua criatividade e originalidade. Frequentou a Universidade Washburn por algum tempo.



1960-1973



Livgren foi membro de várias bandas no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 e rapidamente desenvolveu uma reputação de composições complexas e letras poéticas que exploravam temas espirituais. Suas investigações sobre várias religiões estão refletidos nas letras de suas músicas no seis primeiros álbuns do Kansas. Ele explorou temas como reencarnação, viagem astral, aparições, niilismo e fragilidade humana, entre outros. 



Livgren formou sua primeira banda, The Gimlets, com vários amigos da escola, incluindo John Pribble na bateria, Scott Kessler no baixo, Tim Strauss na guitarra e Dan Wright nos teclados. Eles logo começaram a tocar nos fins de semana em todo Kansas e no vizinho Missouri, onde eles tocaram suas composições originais, que eram uma mistura de pop Inglês e rock psicodélico. 


Depois de se formar a partir no Topeka West High School, em 1967, Livgren continuou a se apresentar com The Grimlets até se juntar a uma banda de rhythm and blues tradicional chamada The Mellotones, em que ele conheceu o tecladista Don Montre em 1969.

Formando uma amizade profunda, Livgren e Montre decidiram deixar The Mellotones e junte-se a uma banda mais comercialmente viável. Embora a banda estivesse indo bem financeiramente, Livgren ficou frustrado por causa de seu desejo de mais expressão criativa, e ele e Montre decidiram começar a sua própria banda. Eles brevemente reformaram a The Gimlets com os ex-membros Scott Kessler e Wright junto com vários membros novos. Pouco tempo depois, eles mudaram o nome da banda para Saratoga devido o nome do lápis que Livgren usava para escrever as músicas. A banda Saratoga era formada por Meredith, Montre, Wright, Livgren, Phil Ehart e Dave Hope.

Em 1970, Livgren e Ehart decidiram formar um novo grupo, combinando os melhores membros da Saratoga e da banda de Phil White Clover (que incluía Steve Walsh, Rich Williams, Hope e Jeff Glixman). Enquanto Livgren e Ehart estavam discutindo qual nome dariam a nova banda, Hope entrou na conversa e sugeriu que eles se chamam de Kansas (os fã denominam esta formação de Kansas 1). Esta formação do Kansas ficou conhecida por seus arranjos musicais complexos e originalidade. Mas essa formação durou apenas um ano.

Em 1971, Ehart e Hope deixaram o grupo, e Livgren reformulou a banda e continuou sob o nome Kansas. (Este grupo mais tarde se tornou conhecido pelos fãs como Kansas 2 e é a formação que décadas mais tarde reapareceu como Proto-Kaw). Kansas 2 continuou a realizar trabalhos originais de Livgren que fundiam rock experimental com psicodelia e jazz. Durante este tempo, o Kansas II gravou um cassete demo que foi lançado comercialmente 30 anos depois. Kansas II ganhou muitos fãs leais nesse período e os shows eram lotados. No entanto, problemas financeiros atormentavam a banda, e depois que um contrato com a gravadora Jefferson Airplane label's não se materializou e o ônibus escolar velho que eles usavam quebrou enquanto a banda estava na estrada em turnê, a banda se dissolveu em 1973.

Pouco tempo depois, Livgren convidou Ehart para participar do White Clover reformado, que também incluiu o vocalista Walsh, violinista Robby Steinhardt, o baixista Hope, guitarrista Williams e Ehart na bateria. Antes de Livgren entrar para a banda, o White Clover tinha enviado uma fita demo com cinco canções que interessou Don Kirshner com seu novo selo. Como parte do esforço para assinar com Kirshner, os músicos logo se denominaram Kansas, tornando-se  a terceira e mais conhecida formação a usar este nome.

O sucesso comercial com Kansas, 1974-1983

Depois de três álbuns em dois anos que não conseguiu proporcionar-lhes um único hit, o Kansas estava sob pressão da Kirshner Records e da CBS para emplacar um hit. Livgren e a banda perceberam que era a sua última chance. Então Livgren escreveu ou co-escreveu todas as músicas para o quarto álbum do grupo, Leftoverture. No último dia de ensaio para o novo álbum, Livgren trouxe mais uma música para a banda, que eles tocaram apenas uma vez antes de ir para o estúdio. A canção, "Carry On Wayward Son", se tornou o primeiro hit do Kansas, atingindo o nº 11.

Montando no sucesso de Leftoverture, Livgren escreveu "Dust in the Wind" para o álbum Point of Know Return. Como "Carry On Wayward Son", "Dust in the Wind" foi adicionado ao álbum na última hora. Um dia quando tocou esta música em casa enquanto sua esposa estava lavando roupa, ela disse que ele deveria colocá-la no álbum. Ela tornou-se seu mais alto de gráficos simples, atingindo # 6.

No início de 1979 Livgren se interessou pelo Livro de Urântia, uma série de artigos que pretendiam ser uma revelação da autoria de seres sobrenaturais. Sua influência pode ser sentida nas letras do Kansas no álbum Monolith de 1979. Livgren posteriormente rejeitou a doutrina Urantia, e enquanto estava em turnê do Monolith, ele se converteu ao cristianismo. Este foi o resultado de uma série de debates na parte de trás do ônibus de turnê com Jeff Pollard da Louisiana Le Roux, que abria para o Kansas durante a turnê. As discussões entre Livgren e Pollard eram para saber se a Bíblia ou o Livro de Urântia era o registro preciso da vida de Jesus Cristo. Por causa dos debates, Livgren se convenceu de que a Bíblia era o registro verdadeiro de Cristo e que ele estava enganado em seguir os ensinamentos do Livro de Urântia. Depois de uma experiência de conversão no quarto de hotel, ele se tornou um cristão evangélico.


Em 1980, Livgren lançou seu primeiro álbum solo, Seeds of Changes. O álbum conta com vários membros do Kansas, juntamente com Ronnie James Dio, que cantou nas faixas "To Live For The King" e "Mask Of The Great Deceiver." Dio, que estava saindo da banda Rainbow de Ritchie Blackmore e entrando no Black Sabbath, disse em uma entrevista que ele não sabia que o álbum era "cristão" e que apenas estava fazendo um favor para Livgren. Depois que Dio deixou o Black Sabbath em 1983, ele disse em uma entrevista a revista Hit Parader que ele ainda tinha esperanças de trabalhar com Livgren novamente.



Livgren gravou mais três álbuns com Kansas. No entanto, a tensão era crescente entre os membros da banda, como resultado da perspectiva de cada vez mais cristã de suas letras; ele estava cada vez mais insatisfeito com a direção musical da banda (pelo menos em parte, devido à sua nova fé); Steinhart e deixou a banda. Isto levou à saída de Livgren de Kansas em 1983.



Livgren continuou se apresentar ocasionalmente com  o Kansas em várias turnês na década de 1990 e contribuiu com novas músicas para o Box-set do Kansas em 1994 ("Wheels") e o álbum Freaks of Nature em 1995. 



Em 2000, os membros originais e atuais de Kansas reuniram-se no estúdio de Livgren para gravar um novo álbum escrito inteiramente por ele, intitulado Somewhere to Elsewhere. Embora o álbum recebeu críticas muito favoráveis, as vendas não foram comparáveis ​​aos sucessos de décadas anteriores.



AD, 1983-1988


Em 1983, após sua saída do Kansas, Livgren gravou pela CBS seu segundo álbum Time Line com Hope, Warren Ham, Michael Gleason e o baterista Dennis Holt. Ao final das sessões de gravação, os músicos estavam tão entrosados que ele decidiu nomear o grupo AD .

Devido a complicações legais provocadas por suas obrigações contratuais com a Kansas, Livgren foi incapaz de ter uma projeção no mercado secular. Depois de negociar com a gravadora, ele recebeu uma proposta para se apresentar com o AD no mercado de Rock Gospel. 

AD fez várias turnês entre 1983 e 1986, às vezes tocando em bares e clubes e em seguida em igrejas. Livgren declarou em várias ocasiões que ele experimentou alguns dos pontos mais altos e mais baixos em sua carreira durante o seu tempo com o AD. Livgren menciona em seu livro Sementes da Mudança: a busca espiritual de Kerry Livgren que seu tempo tocando ao vivo com AD foi o seu melhor como guitarrista.

AD lança Art of State em 1985. Devido a dificuldades financeiras, o AD desapareceu em 1986 depois de lançar o álbum Reconstructions, embora nenhuma separação oficial foi anunciada. Em 1988, Livgren lançou uma coleção de músicas inéditas intitulado AD Prime Mover  em que ele tocou todos os instrumentos e todas as vozes foram gravadas por Ham.

Em 1997, Livgren descobriu gravações de duas apresentações da AD de 1984 e 1985 que tinham sido gravadas pelo engenheiro de som. Então Livgren as remasterizou e lançou-as como um "obrigado" aos fãs em formato de CD-R chamado AD Live. As performances incluem erros e problemas técnicos que foram deixados intactos.

Solo anos 1989-2000


Em 1989, Livgren lançou seu primeiro álbum instrumental One of Several Possible Musiks. Ele tocou todos os instrumentos no álbum, que combina estilos de orquestra, jazz e rock. Esse esforço rendeu a Livgren seu primeiro Prêmio Dove melhor disco intrumental do ano.



Livgren então lançou um CD duplo comemorando 10 anos desde a sua primeira gravação solo intitulado Decade. Este lançamento incluiam os dois primeiros álbuns do Livgren, Seeds of Change e Time Line completos, além de faixas de outros álbuns e músicas inéditas. Os entusiastas da música de Livgren continuam a manter este álbum em alta conta, o que torna muito difícil de encontrar.



Em 1994, depois de se mudar de volta para Topeka, Kansas, Livgren criou a produtora GrandyZine (presumivelmente um jogo de palavras da frase "grand design") e a Numavox Records. Ele converteu um celeiro em sua fazenda em uma instalação de gravação e produção.



Em 1995, Livgren lançou seu próximo álbum solo, When Things Get Electric, pela sua nova gravadora. Em 1996, ele lançou sua primeira trilha sonora para animação da Sony intitulada Odyssey. Em 1998, Livgren principalmente re-gravou o álbum Prime Mover e acrescentou cinco novas músicas e uma nova versão da música "Fair Exchange" parta o álbum do Kansas Vinyl Confessions e chamou a re edição de Prime Mover II. 

Em 2000, Livgren lançou Collector's Sedition, com vários vocalistas, incluindo seu sobrinho Jake Livgren. Na épooca quando Livgren estava escrevendo as novas músicas percebeu que algumas delas "soavam como Kansas." Kerry chamado Phil Ehart e mostrou-lhe as músicas. Isso gerou um álbum de re-encontro com o Kansas chamado Somewhere to Elsewhere, que contou com a participação de Dave Hope, o baixista original. O álbum foi gravado no estúdio da Grandyzine no celeiro de Livgren, onde ele se entrou como guitarrista e tecladista e produtor do álbum. Esta foi a primeira vez que Livgren tinha escrito todas as canções para um álbum de Kansas.


Pouco depois do lançamento de Somewhere to Elsewhere, Livgren começou a trabalhar em The Best of Kerry Livgren que contém faixas de todos os seus lançamentos solo e algumas faixas do AD. O álbum também inclui duas novas músicas e novas versões de quatro músicas antigas. Cada uma dessas novas versões apresenta os vocalistas originais, incluindo Ham, Gleason e Dio.




Proto-Kaw, 2003-presente

Em 2003, cuneiforme Registros emitiu uma coleção de material gravado por Kansas II, a formação inicial que tinha incluído Livgren, Meredith, Wright, Montre, John Bolton, Rod Mikinski e Brad Schulz, chamando o grupo de Proto-Kaw . A banda então reformada com esse nome e lançado Antes Tornou Depois , em 2004, dentro Out Records .

Eles lançaram seu segundo álbum, The Wait da Glória , em 31 de janeiro de 2006, também do avesso Records. Ao contrário de antes Tornou Depois , este trabalho foi composto por material inteiramente novo escrito por Livgren, bem como um DVD ao vivo do aparecimento de Proto-Kaw ao 2005 NEARfest .

Em 20 de maio de 2007, Proto-Kaw anunciou que os membros da banda estavam de volta ao estúdio trabalhando em um novo álbum composto de material novo e retrabalhar músicas antigas de trabalhos solo de Livgren. Data de lançamento do álbum sem título não foi anunciado. 

Em dezembro de 2008, Livgren anunciou que Proto-Kaw não estava mais junto devido a outros compromissos dos membros da banda. O CD que estava trabalhando, quando e se liberado, será um lançamento solo por Livgren sem data de lançamento definida. 

No final de 2010, Livgren anunciou que os membros do Proto-Kaw tinha decidido terminar de trabalhar no CD parcialmente acabado da banda. Embora ele não poderia mais tocar guitarra ou teclado, Livgren trabalhado diligentemente com outros membros da banda para terminar a gravação do CD e fez todo o trabalho de mixagem e pós-produção no estúdio de sua casa. Em 6 de agosto de 2011, a banda teve uma festa de lançamento do CD em Kansas City para o seu quarto CD, intitulado Forth. 

Outros projetos 

Livgren retomou o trabalho em um de seus trabalhos mais ambiciosos até à data, intituladas Cantata: A Ressurreição de Lázaro. É um épico, composição orquestral e vocal baseado na história bíblica disse em João, capítulo 11 , e ainda está em produção. Ele tem estado em desenvolvimento há mais de 20 anos e possui um grande elenco. Inúmeros talentos vocais estão sendo considerados para o papel. 

Livgren também ensina atualmente uma classe da Escola Dominical adulto em Topeka Igreja Bíblica e publicou um estudo teológico em seu Web site. 


Embora Livgren é conhecida por sua música, ele é rápido em apontar que é apenas uma de suas muitas atividades. Em seu site, ele cita sua biografia: "Eu sou um homem de família, tenho um papel na minha igreja, eu estou correndo uma gravadora, um estúdio, uma empresa de produção, uma fazenda, e eu tenho mais passatempos e interesses que não são as horas do dia ". 

Influência / reconhecimento 

Como principal compositor, guitarrista e tecladista para Kansas, tendo escrito hits como " Carry On Wayward Son "e" Dust in the Wind ", Livgren impulsionou a banda ao sucesso mundial e aclamação da crítica, com numerosos ouro e discos de platina e mais de 14 milhões de discos vendidos até hoje. Kansas produziu oito álbuns de ouro, um disco de platina, dois discos de platina quádrupla, um álbum ao vivo de platina e um de ouro de 1 milhão de vendas single, "Dust in the Wind", de acordo com o Kansas State Historical Society. 

"Carry On Wayward Son"foi regravada por bandas como Dream Theater , Rachel Rachel , Critical Mass , Shryne , Yngwie J. Malmsteen , Stryper , eo país superstars The Oak Ridge Boys , bem como aparições constantes sobre trilhas sonoras do álbum, como os filmes de heróis e Âncora . Ele também é destaque nos jogos de vídeo Guitar Hero II , Rock Band 2 e Guitar Hero Smash Hits . A canção também foi usada de forma proeminente na série de TV Supernatural . 


" Dust in the Wind "foi regravada por Sarah Brightman , Gabriel & Dresden , artistas cristãos Billy Smiley e Acappella e pelo New York Yankees centro fielder e aspirante a guitarrista de jazz Bernie Williams em seu 2004 álbum de estréia The Journey Dentro . Também tem sido referenciado no de Bill e Ted Excellent Adventure A canção foi apresentada em um Subaru comercial em 2006 e no filme. Old School Ele também foi destaque em vários episódios da série de televisão.Highlander: The Series . Ele também pode ser ouvido no final de um Honda comercial de 2010, como prestado por uma banda. Em um pequeno toque de ironia, "Dust in the Wind", também foi coberto em 2006 por John Elefante , vocalista do Kansas após a saída de Steve Walsh, que cantou em sua versão original em 1977 O single foi certificado ouro como um Download digital pela RIAA em 2005, quase 30 anos depois de ter vendido 1 milhão de cópias como um único. 

A música de Livgren é usada com permissão para o Software Bíblia Teófilo. A música de introdução é um trecho do "E eu vi, como se fosse ... Konelrad", do álbum um dos vários Musiks possível. Outras partes do software utilizar as seguintes músicas ou trechos de músicas: "Toda a Criação Canta" de arte do Estado;"Beyond The Pale" da Linha do Tempo ; "Highway To The Heart" e "Não Standing" de Reconstruções; "Eu vou segui-lo" de Prime Mover; "Just One Way" de Sementes da Mudança ; "Competindo Away" de quando as coisas ficam Elétrica; e "Smoke Is Rising", "Two Thousand Down" e "Quando as coisas ficam Elétrica" ​​de quando as coisas ficam Electric. 


Kerry Livgren é listado como um "Famous Kansan" pela Kansas State Historical Society. O disco de platina que lhe foi atribuído para o Kansas álbum Monolith paira no Museu de História Kansas . Ele também foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado de Kansas com um commendaton em 28 de abril de 2006. 

Aparições 

Teclado e guitarra de Livgren pode ser ouvida no segundo capítulo de Atos álbuns Rejoice (1981), Cantor Semeador (1983) e Night Light (1985). Ele também joga com o Robin Corvo álbum elétrica Cinema (1992) e contribui com um solo de guitarra de "Long Story", uma canção sobre Neal Morse 's álbum Testemunho (2003). 

Em seu site, Livgren informou em julho de 2009 que ele havia recentemente contribuiu para o novo álbum do ex-companheiro de banda Kansas John Elefante . De acordo com o site do Elefante, Revolution of Mind por John Elefante e Mastedon deve ser lançado em breve. 

Livros 

Em 1983, Livgren publicou sua autobiografia, Sementes da Mudança: a busca espiritual de Kerry Livgren, co-escrito com Kenneth Boa. Uma edição revista e ampliada foi lançado em 1991, que atualizou o livro para cobrir o seu tempo com AD. 


Em 1 de setembro de 2009, Livgren sofreu um derrame no início do dia. Sua condição foi relatada como "grave, mas estável". por 04 de setembro, os membros da família chamou sua condição positiva e disse que seu progresso na recuperação foi encorajador. Livgren passou por uma cirurgia e recebeu dois stents em suas artérias carótidas. A área de seu cérebro em que o coágulo causador de acidente vascular cerebral lida com a linguagem e outras habilidades de alto nível formado. A família de Livgren diz que seu rosto não tinha os "flacidez" membros freqüentemente encontrados em vítimas de derrame, ele reconheceu família, e apertava as mãos em reconhecimento. A família estabeleceu banda site do Kansas como a única fonte autorizada de informações sobre a recuperação de Livgren. Livgren já recuperou parcialmente e retomou o trabalho em seus vários projetos musicais. 

Ele fez sua primeira aparição pós-AVC com Kansas em 28 de janeiro de 2011, quando ele conduziu a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Kansas para "Dust in the Wind" durante um show especial que comemora os 150 anos do estado de Kansas. Livgren foi recebido com uma ovação de pé prolongada.


DISCOGRAFIA




1980 Seeds of Change







1984 Time Line (AD)

1985 Art of the State (AD)



1986 Reconstructions (AD)
1988 Prime Mover (AD)



1989 One of Several Possible Musiks



1995 When Things Get Electric 



1997 Odyssey Into the Mind's Eye soundtrack
SEM DOWNLOD



1998 AD Live (AD) 
SEM DOWNLOD



1998 Prime Mover II
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2000 Collector's Sedition



2002 The Best Of Kerry Livgren
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1 Comentários
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  1. Muito obrigado, eu tenho um álbum duplo do Kerry com Rony James Dio cantando duas musicas, é com livreto.

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Olá, Graça e paz. Agradecemos a sua participação e em breve responderemos!
Pastor Ricardo Castro
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